Olá a todos!

Inicialmente, estava planeado realizarmos a nossa palestra sem convidado e a apresentarmos o relatório final na aula de Área de Projecto de quinta-feira, dia 28 de Maio.

No entanto, nesse dia, fomos assistir a uma palestra de um grupo do 12.º D sobre "Eficiência Energética", pelo que não pudémos realizar as actividades que tínhamos planeado.

A palestra sem convidado e apresentação do relatório final do nosso grupo ficam, assim, agendadas para a aula de Área de Projecto de quinta-feira, dia 4 de Junho.

Semana de 25 a 29 de Maio

Olá a todos!

Durante esta e a próxima semanas, as nossas aulas de Área de Projecto irão ser ocupadas com a realização das palestras sem convidado, bem como a apresentação dos relatórios finais de grupo.

Na quinta-feira, dia 28 de Maio, será a vez do nosso grupo realizar a palestra sem convidado e apresentar o relatório final.

Apesar do fim das aulas já estar próximo, continuamos a tentar montar o aerogerador e a procurar as restantes peças necessárias, particularmente o motor, a peça que temos tido mais dificuldade em encontrar.

Em relação à palestra com convidado, vamos tentar ainda que um dos responsáveis pelo projecto Turban venha à nossa escola apresentar uma palestra sobre a importância das energias renováveis e sobre o referido projecto.

Em relação à visita à Universidade de Évora, está já, em princípio, cancelada, visto que não foi possível combinar, com a Dra. Isabel Malico, uma data em tempo útil.

Boa semana para todos!

Semana de 18 a 22 de Maio

Durante esta semana, iremos proceder à elaboração de cartazes relativos ao nosso projecto, para que possamos apresentá-los na escola. Mais tarde colocaremos algums fotografias de como ficou a nossa exposição.

Continuamos a desenvolver contactos com a Dra. Ana Estanqueiro e o Dr. Paulo Costa, investigadores do I.N.E.T.I. - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Enovação, I.P., na tentativa de colocar um Turban (mini-eólica desenvolvida pelo I.N.E.T.I.) na nossa escola para produção de energia eléctrica.

Nesta semana, continuaremos a também a construir o aerogerador, tentando encontrar os restantes materiais necessários e reflectindo acerca do modo como o iremos elaborar.

Na aula de quinta-feira, dia 21 de Maio, decorreram, durante a nossa aula de Área de Projecto, as palestras sem convidado e com convidado do grupo que trabalha o tema do Bullying.

Boa semana para todos!

Semana de 11 a 15 de Maio

Nesta semana, apenas tivemos uma aula de Área de Projecto, já que, na quinta-feira, dia 14 de Maio, deslocámo-nos em visita de estudo ao teatro "A Barraca", em Lisboa.

No entanto, continuámos a desenvolver o nosso trabalho, designadamenteao nível da montagem do aerogerador e da procura dos restantes materiais necessários para a mesma. Continuámos também a desenvolver esforços na tentativa de marcar, junto da Dra. Isabel Malico, da Universidade de Évora, uma palestra sobre energias renováveis.

Por fim , temos vindo a desenvolver contactos, por e-mail, com o Dr. Paulo Costa, do I.N.E.T.I., para determinarmos se é possível colocarmos uma mini-eólica Turban na nossa escola.

Boa semana para todos!

Semana de 4 a 8 de Maio

Durante esta semana, continuámos a tentar marcar, junto da Dra. Isabel Malico, da Universidade de Évora, uma palestra subordinada ao tema das energias renováveis. Apesar dos nossos esforços, ainda não foi possível definir uma data para esta palestra, facto que nos preocupa, visto que se aproxima o fim do ano lectivo, e são cada vez menos os dias disponíveis.

Procurámos também obter os materiais necessários para construção do aerogerador, sendo que ainda não fomos bem sucedidos, já que apenas conseguimos obter o tubo de pvc, a partir do qual serão feitas as pás do aerogerador.

No dia 4 de Maio, fomos contactados por e-mail pelo Dr. Paulo Costa, do I.N.E.T.I., que nos forneceu as informações que tínhamos pedido acerca das condições de vento verificadas no local onde se encontra a nossa escola. Apresentamos aqui o e-mail recebido:

Gmail Área de Projecto 12A

RE: Energia Eólica - "Turban"

paulo costa 4 de Maio de 2009 12:07
Para: energia.eolica.liceu@gmail.com
Cc: Teresa Simões

Caros Alunos Guilherme Machado, João Marques e Vasco Martins

Desde já, o nosso agradecimento pelo vosso contacto!

Assim, e de acordo com as instruções dadas pela Engª Ana Estanqueiro, venho por este meio enviar os valores dos parâmetros solicitados extraídos do Atlas do Potencial Eólico.

Para o local seleccionado (Escola Bocage – Setúbal):

a) Velocidade média (p/altura acima do solo =10m) = 4.35 m/s

b) Parâmetros da distribuição de Weibull (igualmente a 10m acima do solo) :

A (m/s) = 4.9 m/s

K (adimensional) = 2.24


Se necessitarem de mais informações e/ou novos valores de parâmetros para o mesmo local ou outro que considerem adequado, não hesitem em nos contactar de novo!

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Costa

Paulo Alexandre da Silva Costa

INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovacao S.A.

Departamento de Energias Renováveis.

Estrada do Paço do Lumiar, nº 22

1649-038 Lisboa

Tel: (+351) 21 712 71 87

Fax: (+351) 21 712 71 95

paulo.costa@ineti.pt

www.ineti.pt


Para terminhar, há ainda a acrescentar que, na sexta-feira, dia 8 de Maio, participámos na Feira de Ciência Interactiva, organizada por alunos da turma C do 12.º Ano.

Na sexta-feira, dia 8 de Maio, participámos na Feira da Ciência Interactiva, organizada por alunos da turma C do 12.º Ano.


















Algumas fotografias da nossa participação:

































Nesta semana continuámos a a tentar organizar com a Dra. Isabel Malico a visita de estudo à Universidade de Évora com uma palestra sobre a licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis, mas, devido às dificuldades encontradas, perguntámos-lhe se poderia apresentar a palestra na nossa escola visto que o tempo está a acabar. No entanto a Dra. respondeu que para ela será complicado deslocar-se á nossa escola, não só por ter muito trabalho mas também por estar em estado avançado de gravidez.


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.