Governo ultima plano energético anti-crise
O Governo português vai seguir o exemplo da Comissão Europeia (CE) e anunciar, em breve, um plano anti-crise no sector da energia, com cinco medidas principais que irão contar com apoios públicos.
(...)
As áreas-chave deste plano, que está a ser ultimado pelo Ministério da Economia e Inovação, são a instalação de painéis solares, microgeração eólica, eficiência energética, promoção de redes eléctricas inteligentes e desenvolvimento da plataforma do carro eléctrico, revelou o director-geral da Energia, durante o almoço de encerramento da conferência "Energia: Propostas para Portugal", organizada pela Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa.
clica para ver a notícia completa
Energias Renováveis
Actualmente, a sociedade consome grandes quantidades de energia e a maior parte provem de fontes de energia não renováveis, ou seja, não se repoem num prazo útil. Para além de estas se estarem a esgotar, são também muito poluentes. Assim, as energias renováveis são boas alternativas a estas fontes, pois são energias limpas e, como o próprio nome indica, são renováveis, ou seja, não se esgotam.
Energia Eólica
A energia eólica tem muitas vantagens em relação às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento. Entre as suas principais vantagens podemos destacar as seguintes:
- É inesgotável;
- Não emite gases poluentes nem gera resíduos de longa duração;
- É uma das fontes mais baratas de energia e pode competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais;
- Contribui para reduzir a elevada dependência energética do exterior porque não recorre à importação de combustíveis;
- O seu aproveitamento permite aos países cumprir mais facilmente os objectivos estabelecidos no tratado de Quioto;
- Os terrenos dos parques eólicos podem ser utilizados também para outros fins como, por exemplo, para a agricultura ou para a criação de gado;
- Em menos de seis meses, o aerogerador recupera a energia gasta com o seu fabrico, instalação e manutenção;
- Os aerogeradores requerem escassa manutenção, uma vez que só se procede à sua revisão em cada seis meses;
- As únicas desvantagens são o elevado custo de instalação, a "poluição" sonora e depender das condições atmosféricas.